CIRURGIA METABÓLICA

O maior benefício da cirurgia bariátrica e metabólica, além da perda de peso é a remissão das doenças associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão (entre outras), diminuição do risco de mortalidade, aumento da longevidade e melhoria na qualidade de vida.

A indicação da cirurgia bariátrica e metabólica está baseada em quatro critérios: índice de massa corporal; idade; doenças associadas; e tempo de doença.

QUEM PODE FAZER A CIRURGIA BARIÁTRICA

Em relação a cirurgia bariátrica, estão aptos a fazer pacientes com IMC acima de 40 kg/m² , independentemente da presença de comorbidades; IMC entre 35 e 40 kg/m² na presença de comorbidades; IMC entre 30 e 35 kg/m² na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico especialista na respectiva área da doença.

A idade também é fator a ser analisado. Pacientes entre 18 e 65 anos não têm restrição. Acima de 65 anos, o paciente deverá passar por uma avaliação individual.

Em pacientes com menos de 16 anos, o Consenso Bariátrico recomenda que a operação deve ser consentida pela família ou responsável legal e estes devem acompanhar o paciente no período de recuperação.

Mais informações clique aqui

QUEM PODE FAZER A CIRURGIA METABÓLICA

A Cirurgia Metabólica – que comprovadamente contribui para a remissão da diabetes mellitus Tipo 2 (DM2) – passou ser indicada para pacientes com Índice de Massa Corporal entre 30 Kg/m2 a 35 Kg/m2.

Além do IMC e da ausência de resposta ao tratamento clínico, outros critérios para a indicação da cirurgia metabólica são a idade mínima de 30 anos e máxima de 70 anos e ter menos de dez anos de diagnóstico de diabetes.

FONTE: WWW.SBCBM.ORG.BR

Leave a reply